Estágios Curriculares
O Estágio Curricular Supervisionado é uma atividade obrigatória para o Curso de Nutrição – CES/UFCG, possui carga horária total de 675 horas e deverá ser realizados no 9° e 10° períodos, no turno noturno e no 7° e 8o períodos, no turno diurno.
Os estágios poderão ser realizados em instituições de saúde públicas ou privadas, propiciando ao futuro profissional uma inserção em seu espaço profissional para o exercício da atividade de nutricionista.
O Estágio Curricular Supervisionado refere-se ao tempo de aprendizagem que, através de um período de permanência, alguém se demora em algum lugar ou ofício para aprender a prática do mesmo e depois poder exercer uma profissão. Assim, o estágio curricular supervisionado supõe uma relação pedagógica entre um profissional reconhecido em um ambiente institucional de trabalho e um estagiário. O estágio oportuniza a vivência de situações reais em unidades de saúde.
O estágio supervisionado pode ocorrer tanto na cidade de Cuité, sede do campus universitário, como em diferentes cidades do estado da Paraíba, podendo ainda, ocorrer em municípios e Estados circunvizinhos, desde que haja as condições e a avaliação do curso.
O estudante no semestre deve ficar atento aos períodos de pré-matrícula e matrícula nestes momentos as informações sobre os componentes são orientados pelos professores que são coordenadores de cada estágio.
O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Nutrição – CES/UFCG está distribuído da seguinte forma:
1. Área de Saúde Coletiva - Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva - 225h
Versa sobre o desenvolvimento das atividades práticas em Instituições de Educação e Saúde ou outras Instituições Sociais que desenvolvam projetos de extensão comunitária. Importância do domínio das técnicas disponíveis e da utilização de articulação efetiva com equipes interdisciplinares e organizações comunitárias. Caracterização do espaço possível dentro da instituição ou sistema. Acompanhamento do processo de trabalho dos profissionais de saúde. Análise da realidade em função da atuação do nutricionista. Proposta crítica da ação executada e avaliada em diferentes tipos de organização e áreas de desempenho do nutricionista.
2. Área de Clínica - Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica - 225h
Objetiva desenvolver no estudante a capacidade de conduzir o aluno à prática nas áreas de atuação profissional do nutricionista na clínica no âmbito hospitalar. Para tal, no estágios desenvolve-se aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos, de maneira a permitir ao aluno participar das análises, sugestões e orientações de condutas dietoterápicas a pacientes hospitalizados. Desenvolvendo ações de caracterização do espaço possível dentro da instituição ou sistema; acompanhamento do processo de trabalho dos profissionais de saúde; análise da realidade em função da atuação do nutricionista e visa desenvolver habilidades e competências críticas da realidade e ação executada/avaliada em diferentes tipos de organização e áreas de desempenho do nutricionista.
3. Área de gestão e alimentos - Estágio Supervisionado em Unidade de Alimentação Coletiva - 225h
Neste estágio o estudante participa das atividades técnicas e administrativas relacionadas ao planejamento, organização, direção e controle do processo produtivo de refeições em Unidades de Alimentação para coletividades sadias e/ou enfermas. Outras ações visam favorecer um visão sistemática de gerenciamento com enfoque interdisciplinar, envolvendo as sub-áreas de recursos físicos, humanos, materiais e financeiros; familiarizar o aluno com as Normas Regulamentadoras e a legislação oficial pertinente à Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho aplicáveis as Unidades de Alimentação Coletiva; estimular a criatividade e uma postura crítica a partir da realidade vivenciada em cada organização, com vistas à otimização dos processos e a qualidade dos serviços. Para tal, o estudante pode desenvolver ainda o acompanhamento, desenvolvimento e execução de atividades práticas e de gerenciamento em unidades de alimentação sob orientação de profissional nutricionista; caracterização dos serviços de alimentação (institucional, comercial ou hospitalar), abrangendo os aspectos de administração dos recursos físicos, materiais, financeiros e humanos.; a aplicação das ferramentas de gestão da qualidade e de segurança higiênico-sanitária na produção de refeições para coletividades sadias e enfermas.
Na instituição, existem regras e normas espacíficas de estágio, veja na aba "Resoluções e documentos" ou no site da Pró-reitoria de Graduação em que a Coordenação de Estágios e Programas também orienta sobre os tipos de estágios, lista de entes conveniados e outros.